Vieses cognitivos que todo profissional de marketing precisa conhecer

Pessoas racionais (ou seja, confiando na lógica e no senso comum) são facilmente persuadidas a tomar uma ação lógica ou tomar uma decisão racional. Infelizmente, muitas vezes os visitantes de seus negócios são pessoas completamente irracionais, e as distorções emocionais e cognitivas do pensamento humano tornam o comportamento desses visitantes também imprevisível.

Surge uma questão bastante complicada: como convencer efetivamente quando uma pessoa é tão fortemente influenciada por fatores subjetivos (e contextuais)? Não existe uma resposta única e não, mas em nenhum caso você deve desistir. A primeira coisa a fazer é entender a essência da psicologia cognitiva.

O que é viés cognitivo? Distorção cognitiva é a tendência de pensar de uma certa maneira estreita, o que geralmente leva a um desvio do pensamento baseado na lógica. Esse aspecto foi amplamente estudado em psicologia e economia comportamental e está presente em todas as áreas de nossas vidas. As distorções cognitivas afetam a maneira como compramos, vendemos, nos comunicamos com amigos, pensamos, sentimos etc. Se, em algumas situações, você se sentir mais culpado do que deveria na opinião de outras pessoas, haverá uma distorção egocêntrica. Se você começou a trabalhar remotamente (como freelancer) e se sente como um iniciante, é influenciado pelo efeito “pior que a média”.

Os vieses cognitivos afetam a forma como seus visitantes percebem seu site, o que eles pensam sobre ele e quais emoções ele causará. O mesmo vale para o seu produto, marca, empresa. Os vieses cognitivos têm um impacto direto na taxa de conversão, se seus clientes se tornarão os chamados defensores da marca ou informarão e aconselharão seus amigos e conhecidos.

Obviamente, o viés cognitivo também afeta você. Eles afetam sua capacidade de realizar testes racionalmente, sua capacidade de analisar os resultados e notícias, tirar conclusões objetivas etc.

Se você acha que tudo isso não é sobre você, é influenciado pelo efeito de viés, que permite que você se veja menos suscetível à distorção cognitiva do que outras pessoas.

Depois de saber mais sobre os vários vieses cognitivos, você pode limitar a influência deles na percepção e no pensamento de seus visitantes (e dos seus).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *