Método de foco nos negócios: passo a passo

Ao desenvolver ou lançar um novo produto, serviço ou empresa, você precisa ter uma ideia de quão receptivo será o seu público-alvo. Normalmente, isso é feito através de uma extensa pesquisa de mercado. Um dos principais métodos deste estudo é a criação de um grupo focal.

Um grupo de foco é um pequeno grupo de pessoas, geralmente representando seu público-alvo, com quem você está discutindo seus negócios. O resultado ideal da comunicação com o grupo de foco é uma compreensão mais profunda de como o produto discutido com ele será aceito pelo mercado e quais mudanças (se houver) devem ser feitas antes do lançamento oficial.

Neste artigo, orientaremos você pelo método do grupo de foco: do planejamento de um questionário para um grupo de foco à incorporação dos resultados em sua estratégia de lançamento e geração de economia.

Selecione um tópico para discussão – Antes de começar a trabalhar com um grupo de foco, você deve selecionar um ou mais tópicos para discussão. Lembre-se de que você não poderá examinar detalhadamente cada tópico que deseja discutir em uma breve reunião com o grupo de foco. Por esse motivo, algumas empresas costumam realizar várias reuniões sobre vários tópicos. Por exemplo, se você estiver lançando um novo produto, poderá se concentrar com um grupo de foco em marketing e posicionamento de marca e outro na usabilidade e funcionalidade do próprio produto.

Designe quem fará as anotações – Uma reunião com um grupo focal deve ser realizada por pelo menos uma pessoa; ainda vale a pena nomear alguém que fará anotações durante a discussão. Porque o facilitador orienta e controla a discussão, durante a qual novas idéias são desenvolvidas. Ele terá que interromper constantemente para tomar notas, o que afetará negativamente o resultado da reunião. Para evitar isso, designe alguém para fazer anotações: anote decisões comuns, respostas únicas e dignas de nota, principais conclusões.

Analisar feedback – Idealmente, seu grupo de foco forneceu muitos comentários, notícias, perspectivas únicas e ideias práticas para ajudar sua empresa a prosperar. Após as discussões de todos os grupos focais, peça à sua equipe para coletar e analisar os pontos gerais de todas as revisões e determinar quais alterações, se houver, devem ser consideradas para melhorar o produto, serviço ou página de destino.

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