Oportunidade com amor pela profissão potencializa empreendedorismo

Empreendedores que iniciam o seu próprio negócio porque enxergaram uma oportunidade no mercado estão fazendo parte de um número que só cresce. Uma pesquisa realizada pelo GEM (Global Entrepreneurship Monitor) indica um crescimento no empreendedorismo por pessoas que aproveitaram uma oportunidade no mercado, diferentemente dos negócios que foram abertos por necessidade.

Estima-se que 61,8% dos empreendedores iniciaram um negócio pela  oportunidade . De acordo com a pesquisa, esse é o melhor resultado desde 2014, que demonstra um aumento crescente. No caminho da contramão as pessoas que iniciaram um negócio por necessidade representa 37,5% dos empreendedores, um número que representa uma queda. Esse perfil indica que negócios foram abertos por falta de possibilidade de geração de renda por um cargo.

Segundo a pesquisa, dois de cada cinco empreendedores são adultos. No Brasil, são aproximadamente 51,9 milhões de empreendedores. Entre o público jovem houve um aumento de empreendedorismo na faixa etária de 18 a 24 anos. De 2017 para 2018, houve um crescimento de 18,9% para 22,2%.

Em uma parceria com o Sebrae, o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), organizou uma pesquisa no Brasil, e que também foi realizada em 49 países. Participaram da pesquisa 2.000 empreendedores do Brasil na faixa etária 18 e 64 anos no ano de 2018, entre os meses de março e julho. Os empreendedores da pesquisa considerados têm algum envolvimento em um negócio que esteja iniciando, ou em um que já esteja estabelecido.

Os resultados da pesquisa mostram que a crise financeira não impediu que o empreendedorismo tivesse o progresso constatado. Com as iniciativas tanto dos jovens quanto dos adultos, a motivação e a empregabilidade tiveram crescimento que ajudaram a amenizar os efeitos negativos da recessão brasileira.

Um dos pontos principais no momento de empreender é se identificar com a área. Quando isso acontece, o empreendedor se sentirá mais realizado e executará tarefas do dia a dia com prazer e maior satisfação.

Um bom trabalho é o reflexo de um profissionalismo e o amor pela profissão. A melhor fórmula para ter sucesso é o amor pelo o que se executa, ingrediente fundamental para potencializar e acabar com qualquer crise em qualquer tempo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *