Moda ao alcance de todos: Donata Meirelles explica como se vestir bem ajudando o próximo

As roupas exercem grande importância dentro de qualquer sociedade, de modo que estas podem se relacionar diretamente com a cultura presente em um dado local. Donata Meirelles, empresária atuante no segmento fashion, aborda o fato de um tipo de comércio ter tido grande destaque nos últimos tempos: o brechó. Embora a ideia de vender roupas usadas ser antiga, este tipo de empreendimento ganhou novos formatos, destaca a empreendedora brasileira.

A empresária explica que há na prática do brechó uma espécie de ciclo do bem, onde todos na cadeia de comercialização dessas roupas são beneficiados. O principal benefício consiste no fato de possibilitar com que as pessoas consigam adquirir peças de alta qualidade, de maneira muito mais em conta. Ela destaca o fato da boa conservação das roupas ser vista como um diferencial positivo quando se trata de brechó, uma vez que a clientela se mostrará muito mais animada com isso.

Se os brechós possuem um viés social, já que possibilitam a compra de peças variadas a preços bastante acessíveis, é importante destacar o benefício que tal prática pode conferir ao meio ambiente. Donata Meirelles esclarece que a reutilização de roupas evita o desperdício de itens em bom estado, o que reduz consideravelmente o impacto sobre a natureza. Isso também pode ser avaliado em razão de ciclos de produção que passam a ser reduzidos a partir do novo emprego dado à essas roupas.

A empreendedora atenta para a questão da economia, que passa a ser mais movimentada em face da abertura de novos brechós. Ela aponta que a prática faz com que haja grande circulação de capitais em um dado país, como o Brasil, por exemplo. Em geral, as roupas comercializadas podem até mesmo ser revendidas, ampliando o número de agentes envolvidos nas transações.

Outro aspecto que Donata Meirelles menciona diz respeito à geração de empregos a partir dos brechós. Alguns desses estabelecimentos são abertos em épocas em que as pessoas sentem maior dificuldade em se recolocarem profissionalmente. Há outros casos em que o que se procura é um complemento para a renda já existente. E há também os brechós realizadas pela internet, em que os vendedores combinam todas as etapas de venda através do ambiente virtual, acrescenta a empresária.

Os estilistas costumam fazer releituras de peças ou acessórios que foram destaques no passado, cita a empreendedora. Os brechós, por sua vez, são uma importante oportunidade de se adquirir peças que são consideradas relíquias. Desse modo, quem compra nesses estabelecimentos acaba tendo a chance de fazer composições únicas, já que muitos itens vendidos são escassos no mercado.

Donata Meirelles menciona uma importante atitude em relação às roupas que podem ser vendidas em brechós: a conservação. Assim sendo, a empresária informa que somente peças em ótimo estado de conservação devem ser postas à venda. Caso contrário, a clientela poderá se sentir desmotivada e ir comprar em outras lojas da concorrência. Ela também frisa a necessidade de se atentar para a disposição das peças em lojas físicas e para a qualidade das fotos, caso o brechó seja virtual.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *