O que é liderança?

Quando você adota um papel mais orientado para a liderança, você está lidando mais com as linhas de frente e entrando na ação de perto. Enquanto os gerentes tendem a dirigir, os líderes muitas vezes inspiram pelo exemplo. Para este fim, eles são muito ativos e muito adaptáveis, capazes de tomar decisões precipitadas como e quando a situação exige. Eles também são muito orientados para as pessoas. Considerando que os gerentes são melhores com números e horários, os líderes são a força motriz por trás das equipes de trabalho e equipes. Se os gerentes fornecem as metas, são os líderes que ajudam a empresa a atendê-los.

Naturalmente, segue-se que a liderança é usada quando se deseja manter uma empresa em movimento e mantê-la consciente das pessoas que a formam. Enquanto os gerentes podem, às vezes, perder a visão dos funcionários na busca de metas, os líderes permanecem conectados à força-tarefa e, muitas vezes, trazem à atenção da gerência qualquer problema relacionado ao desempenho ou moral da equipe. Eles também são geralmente responsáveis ​​por detalhes, incluindo treinamento de pessoal, turnos e orientação.

Claro que a liderança também tem deficiências. Os líderes tendem a sentir falta de como seus negócios funcionarão, por estarem envolvidos na visão da empresa e, portanto, podem ter idéias que, embora brilhantes, não são viáveis, dadas as limitações mais amplas da empresa.

Os líderes também podem ser um pouco desorganizados e sem direção – às vezes rotulados como o “gênio defeituoso” da empresa, onde eles têm objetivos claros para onde o negócio deve ir, mas falta a capacidade ou métodos de como eles podem ser alcançados ou melhorados.

O desejo de inovar e mudar constantemente as coisas também pode ser prejudicial para a prática de negócios, criando situações em que instituições de ajustes desnecessários que funcionavam anteriormente podem ser repentinamente quebradas, ou trazer complicações novas e inéditas. Isso também pode fazer com que eles batam cabeça com mais membros da equipe que preferem a estabilidade à mudança. Líderes e lideranças tendem a exibir qualidades revolucionárias em oposição às evolutivas.

Lembre-se de que as pessoas não são números, são pessoas e esperar que elas simplesmente sigam os planos conforme ditado pela matriz não funcionará como esperado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *