Astrônomos descobrem acidentalmente uma galáxia atípica próxima a nossa

Enquanto inspecionava um aglomerado estelar, uma equipe de astrônomos começou a notar que algumas de suas estrelas não pareciam pertencer ao conjunto de astros. Investigando ainda mais, eles perceberam que as estrelas anômalas faziam parte de uma galáxia próxima – uma anteriormente desconhecida para nós.

Um momento você está investigando um aglomerado globular, e no outro você está escrevendo inesperadamente um trabalho de pesquisa sobre algo totalmente diferente, a saber, a descoberta de uma galáxia anã esferoidal anteriormente desconhecida. Mas é assim que acontece às vezes, e os autores do novo estudo, publicado esta semana no Monthly Notices da Royal Astronomical Society, não poderiam estar mais felizes.

“Foi definitivamente uma surpresa!”, Exclamou Luigi Bedin, astrônomo do INAF – Observatorio Astronomico di Padova, na Itália.

Chamada Bedin I em homenagem ao seu descobridor, a galáxia definitivamente não é comum. É assustadoramente pequena, escura e muito velha. E notavelmente, está bem ao lado, cosmicamente falando: a 30 milhões de anos-luz de distância, é considerado parte do nosso Grupo Local de galáxias. (Para lhe dar uma ideia de escala, a própria Via Láctea mede 105.000 anos-luz de diâmetro).

Bedin 1 está localizado na constelação de Pavo, que é visível no Hemisfério Norte. A galáxia diminuta não foi detectada até agora porque é obscurecida pela NGC 6752, o aglomerado globular que a equipe de Bedin estava investigando. Especificamente, eles estavam analisando as estrelas anãs brancas dentro da NGC 6752 para medir a idade do aglomerado, localizado a aproximadamente 17.000 anos-luz do centro da Via Láctea. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, os astrônomos começaram a notar que algumas estrelas ao longo das bordas externas do aglomerado globular estavam fora do lugar, levando à descoberta acidental.

“A temperatura e a luminosidade dessas estrelas sugeriram que elas estavam mais distantes”, disse Bedin ao Gizmodo. “E eles estavam muito soltos e muito longe de outras galáxias próximas.”

Os astrônomos rapidamente perceberam que estavam olhando para uma galáxia não detectada anteriormente – uma coleção compacta de estrelas antigas medindo 3.000 anos-luz de diâmetro e situada 2.300 vezes mais longe que o aglomerado globular NGC 6752. A Bedin I foi classificada como uma galáxia anã esferoidal devido a seu pequeno tamanho, baixa luminosidade, falta de poeira e população de estrelas antigas. Até o momento, cerca de 36 galáxias desse tipo foram documentadas no Grupo Local de galáxias, de acordo com notícias da Hubble.