Guilherme Paulus e sua ascensão no Turismo brasileiro

Qualquer um que conhece o Brasil sabe do potencial que o país tem para a prática do Turismo: até quem mora aqui reconhece as terras desconhecidas que podem existir fora de sua região. Muito diversos, nosso território conta com vastas riquezas, naturais e culturais. Nesse cenário, quem tem visão empreendedora e sabe aproveitar as oportunidades tende a crescer no mercado, destacando-se. É o caso de Guilherme Paulus.

Em 1971, conseguiu seu primeiro emprego como agente de viagens. No ano seguinte, em 72, ele iniciou as atividades no comando de seu próprio negócio, uma pequena agência de Turismo com sede no centro de Santo André, em São Paulo. Com foco no atendimento dos grêmios trabalhistas, as clientes fiéis eram as grandes empresas do ABC. Dois anos depois, em 74, Guilherme Paulus compra a parte da empresa que pertencia ao seu sócio e dá sequência ao desempenho da agência, direcionando os investimentos para o transporte rodoviário. Essa agência viria a se tornar a maior operadora de Turismo da América Latina, a CVC.

Além dessa trajetória de sucesso no comando da CVC como presidente do Conselho de Administração do negócio, o empresário — que é formado em administração de empresas —, ocupa também a cadeira da presidência do Grupo GJP Hotéis & Resorts, que se destaca na gestão de 12 empreendimentos hoteleiros no país, em diversas regiões, além de possuir a coroa de melhor hotel da Serra Gaúcha, com seu complexo na região.

Em 2006, Guilherme Paulus marcou sua presença na aviação nacional, ao adquirir uma companhia aérea com 20 aeronaves. Algum tempo depois, a Webjet seria vendida por Paulus para a Gol, assinando uma das transações mais ousadas da história do setor.

Para completar sua experiência de mais de 40 anos atuando no Turismo, o administrador foi indicado como membro do Conselho Nacional do Turismo. Entre suas titulações estão a Personalidade do Ano (em 2003, 2004 e 2005), Executivo de Valor (2007 e 2010) e ainda Revolucionário das Relações de Consumo (2010), concedidos pela revista Viagem e Turismo, o jornal Valor Econômico e a revista Consumidor Moderno, respectivamente.

Embora sua caminhada já esteja consolidada, Guilherme Paulus não deixa de visar oportunidades de negócios. Há um hotel de luxo em construção na capital paulista, cujo objetivo é inaugurar uma nova bandeira do Grupo GJP. Além de restaurante, o espaço abraçará eventos e contará com um rooftop, a fim de que os hóspedes de seus 65 apartamentos possam desfrutar de toda a requinta possível. Com entrega prevista entre 2020 e 2021, o novo hotel de luxo de São Paulo pode ter ainda uma versão no Rio de Janeiro, já que é uma prática de excelência contar com opções 5 estrelas nas duas grandes capitais do país, como se vê nos hotéis Emiliano, por exemplo.

Desde 2007, Guilherme Paulus é o nome da cadeira 28 na galeria de Imortais da Academia Brasileira de Marketing. Com toda essa experiência em questão e novos empreendimentos à vista, parece que não há limites para o desenvolvimento do Turismo no Brasil. Nesse contexto, a trajetória de Paulus tem muito a inspirar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *