Como conseguir juntar dinheiro para realizar um projeto?

Viagem dos sonhos, carro, abrir seu próprio negócio: você provavelmente possui algum objetivo futuro que envolve um determinado valor. Mas apesar da vontade de atingir as metas, muitas vezes o processo de juntar dinheiro se torna uma tarefa árdua. Afinal, como viabilizar um projeto e tirá-lo do papel se a conta não fecha no final do mês? Será que é possível conseguir poupar sem aumentar meu rendimento mensal?

Na maioria das vezes, a resposta para essas perguntas é sim. Com organização e atitudes simples, o planejamento das finanças se torna mais fácil e a economia, um hábito. Quer saber como começar a colocar os planos em ação? Então confira!

Defina um valor específico

Juntar dinheiro sem um propósito definido é um erro que muitas pessoas cometem. No começo pode parecer fácil, mas a falta de motivação logo faz com que você acredite que o sacrifício não compensa. Com isso, na primeira oportunidade a economia para de acontecer e a reserva financeira se converte em alguma compra precipitada.

Antes de mais nada, pense em qual dos seus projetos é prioridade e pesquise o valor que precisa para alcançá-lo. Fazendo isso, o ato de poupar vai ficando, inclusive, gradualmente mais prazeroso. Quanto mais próximo do valor estiver, mais ânimo terá para atingi-lo.

Registre seus gastos

Faça uma experiência e tente registrar seus gastos diários durante algum tempo. Sempre que comprar algo, anote em algum lugar. No fim do mês, faça um balanço e uma auto-avaliação: todas as compras foram conscientes? Arrependeu-se de alguma? Poderia ter pesquisado mais sobre algum produto e pagado menos?

Mesmo que faça isso apenas por um mês ou dois, o registro tornará seus gastos mais conscientes. O resultado disso? Menos compras impulsivas e mais economia no fim do mês.

Corte despesas

Será que todas as suas despesas são mesmo necessárias? Será que vale a pena abrir mão de algumas delas em nome de um objetivo maior?

Pode acreditar, pequenas economias conseguem render uma grande diferença no orçamento quando somadas. Experimente trocar algumas viagens curtas de táxi ou aplicativo pela caminhada. Se não estiver usando muito a TV a cabo, veja se o serviço de streaming já não é o suficiente para atender suas necessidades.

Com esses três passos, o ato de juntar dinheiro é mais realista. Depois de segui-los, é só manter o foco naquilo que conquistará e colher os bons resultados da economia feita. Boa sorte!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *