O crescimento dos bancos digitais e a simplificação dos serviços bancários

O acesso a bancos por meios digitais têm aumentando nos últimos anos, de acordo com Relatório de Cidadania Financeira. Foi verificado que o acesso a serviços bancários usando celulares, computadores e call center aumentou nos últimos anos, enquanto o acesso por meios apresentou queda, entretanto, ainda representam a maior parte das transações realizadas.

A facilidade de realizar transações, como pagamento de contas e transferências bancárias, pela internet motiva o seu uso através de meios digitais, o cliente não se limita ao horário de atendimento e o local onde se localiza a agência, evitando também longas filas para utilizar serviços, efetuar pagamentos e até para tirar dúvidas.

Uma tendência é o crescimento dos bancos digitais, estabelecimentos que existem apenas no mundo digital, sem possuir locais de atendimento físico. Como um banco digital possui uma estrutura enxuta e recursos altamente tecnológicos, os cartões de crédito emitidos são vinculados a conta podendo acompanhar os gastos realizados, solicitar segunda via e bloquear o cartão, ofertando também tarifas mais baratas que os bancos tradicionais.

Esse novo formato de serviço bancário tem gerado notícias em jornais e sites, pois, é uma tendência da era digital, a popularização de smartphones, maior acesso à internet, acabou popularizando seu acesso e com essa popularização, fomentou esse nicho de mercado, surgindo mais agências digitais e elevando a concorrência entre elas, oferecendo mais vantagens para atrair mais clientes.

Uma característica interessante foi a facilidade de investir o valor em investimentos além da poupança, como o tesouro direto, e reduzindo os custos da administração dessas quantias de dinheiro. Em um banco tradicional, seria necessário abrir uma conta-corrente no banco e em seguida utilizar o home broker, os bancos digitais simplificaram esse processo, integrando a área exclusiva direto à conta e criando mais amigável ao usuário.

Os bancos digitais são uma novidade e uma tendência para o futuro, facilitando o uso de serviços bancários pelas pessoas, não se prendendo a horários de funcionamento e locais de atendimento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *