AIDS: Saiba mais sobre a doença que abalou o país na década de 80

A popularmente conhecida AIDS, que abalou o país nos anos 80 e matou inúmeros astros, como Cazuza e Renato Russo tem voltada com tudo na última década, em especial, pelas novas gerações e por idosos. No primeiro caso, pelo desconhecimento do que foi e a dimensão que a doença tomou no passado, e no segundo, por atos cometidos na grande maioria das vezes na juventude. Com toda esta volta de notícias acerca da AIDS, é necessário salientar e esclarecer algumas questões acerca da doença.

A Aids é uma doença infecto-contagiosa, causada pelo vírus HIV e que tem como principais sintomas, um enfraquecimento cada vez maior do sistema imunológico. Ao contrário do que se pensa, esta doença não é singular, e sim um conjunto de doenças e sintomas acarretados pela imunidade baixa. Conforme o sistema imunológico fica fraco, mais a pessoa fica sucessível a outras doenças, o que acarreta uma piora crescente no quadro, caso a pessoa não faça uso de nenhum medicamento.

A doença costuma se manifestar de maneira leve no início, com viroses ou quadros semelhantes, porém, os sintomas mais comuns são: febre constante; câncer no tecido conjuntivo, dores de cabeça, calafrios, dores musculares e de garganta, e outros similares, que se não tratados, podem evoluir para outras enfermidades, como a tuberculose, pneumonia, meningite, toxoplasmose, candidíase entre outros, que evoluem com o avanço da doença.

Ao contrário do que muitos pensam, o vírus só é transmitido por contato da pessoa com alguma parte ferida com sangue infectado pelo vírus. Desta maneira, o vírus não é transmitido por beijo, suor, banheiros públicos, talheres, mosquitos ou qualquer coisa similar. Se sabe que as formas mais corriqueiras são: o contato com sangue infectado; penetração sexual ou por passar de mãe para filho, porém, a realização de remédios e do pré – natal impedem qualquer possibilidade de contagio.

O tratamento consiste no uso do coquetel de medicamentos para portadores do vírus HIV. Caso a pessoa tome todos os medicamentos da maneira correta, é possível ter uma vida longa e tranquila.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *