Pontualidade dos voos no mês de dezembro alcança 88% em operação de fim de ano

No mês de dezembro a Operação Fim de Ano, que acontece em 15 aeroportos no país, só na primeira semana registrou uma pontualidade nos voos que chegaram a 88%. O desempenho previsto era de 85% já esperado pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias.

As notas dos serviços que são prestados nos terminais foram de 4,30 no índice médio de satisfação do passageiro. A pesquisa realizada pela Secretaria de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, mostra que a escala vai de 1 a 5 que é a nota máxima que representa um serviço muito bom. No ano passado, a pontualidade registrada na primeira semana foi de 85% e a nota dada pelos passageiros em relação aos serviços prestados foi de 4,27.

A SAC realiza o trabalho que já dura 3 anos, segundo informações do secretário nacional de Aviação Civíl, Dário Lopes. Existe uma parceria da SAC com órgãos públicos e a iniciativa privada do setor aéreo, para que a os voos sejam pontuais e fiquem dentro da meta estabelecida. Lopes diz que as companhias aéreas, aeroportos, e os órgãos públicos vem trabalhando para que o atraso nas decolagens fique dentro do índice médio, menor que 15%, sendo em embarques e desembarques com um atraso menor que trinta minutos.

No levantamento feito pela Secretaria, o feriado de Natal tinha uma estimativa de movimentação de 2,5 milhões de pessoas, com uma taxa de ocupação média de 85% dos assentos que as companhias aéreas disponibilizam.

O serviço de atendimento aeroportuário é reforçado nas altas temporadas, para que a demanda seja atendida. As expectativas nas altas temporadas ultrapassou em 12% a de 2016/2017 chegando a 35,58 milhões de passageiros.

Os 15 terminais contaram com 11,8 mil profissionais envolvidos no esquema especial, além de 1,7 servidores alocados pelos órgãos públicos para as funções da alfândega, fiscalização e barreiras sanitárias.

Os 15 aeroportos movimentam 80% do fluxo total de viajantes no país espalhados por todo o Brasil, sendo eles no estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Paraná, Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte e Mato Grosso.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *