Os países que possuem as menores quantidades de recursos naturais do planeta

Em todos os países existem fatores muito importantes para o seu desenvolvimento econômico e para a sua riqueza. Um desses aspectos são os recursos naturais encontrados nesses países. Mas nem todos os países que possuem uma grande quantidade desses recursos são desenvolvidos e ricos, como é o caso de Serra Leoa e Libéria. Já em outros países com poucos recursos naturais, como é o caso de Hong Kong e Cingapura, apresentam uma economia forte graças a outros fatores. Os países que possuem os menores recursos naturais são:

Cidade do Vaticano – Com cerca de 44 hectares e oitocentos habitantes, o Vaticano é um enclave murado situado dentro de Roma. Ele não possui recursos de petróleo, de gás natural, de metais preciosos, de ouro, de prata, de carvão. Ele também não possui uma costa marítima.

Costa Rica – Esse país possui poucos recursos naturais e a sua economia sobrevive graças  ao turismo,  a produção e também exportação de produtos como abacaxi, café, bananas e outros. Mas o país tem carência de metais, gás e petróleo.

Suíça – Os recursos minerais e naturais são relativamente escassos nesse país. Cerca de dois terços do território suíço é formado de montanhas, florestas e lagos. O país não possui reservas de gás e petróleo, e alguns recursos são encontrados nele, mas não em grande quantidade, como é o caso de sal de argila, cascalho e mármore.

Bélgica – Esse país apresenta poucos recursos naturais, com pouca quantidade de petróleo e outros elementos com pouco valor comercial. O país exporta materiais de construção, como areia, cimento e alguns carbonatos.

Taiwan – Esse país possui capacidade hídrica, depósitos de calcário e outros recursos que possuem valores comerciais. Mas ele apresenta escassez quanto as reservas naturais.

Japão – Esse país apesar de ser desenvolvido economicamente, apresenta escassez em relação aos seus recursos naturais. Ele não possui energia hidrelétrica suficiente para abastecer a sua população, possui carência de recursos metálicos e de petróleo.

Hong Kong – Esse país apresenta poucas reservas naturais, sendo que as quantidades de minerais metalíferos, de minerais industriais e de minerais encontrados na costa marítima, são em pouca quantidade. O país apesar desse quadro escasso de reservas, possui uma economia forte.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *