No mundo existem diversas religiões, onde algumas possuem uma quantidade de seguidores muito grande e outras um número mais reduzido de adeptos. As maiores religiões em quantidade de membros no mundo são:

 

Cristianismo – Com cerca de 2,2 bilhões de adeptos, essa doutrina é a que possui o maior número de seguidores. Mas essa religião atualmente tem crescido mais  na África Subsaariana,  onde há cerca de um século atrás, o cristianismo nessa região possuía nove milhões de seguidores, e hoje esse número chega a 516 milhões de pessoas. A Europa há cem anos atrás, possuía dois terços de todos os cristãos do mundo e atualmente, um quarto deles moram nesse continente.

Islamismo – Com aproximadamente 1,6 bilhões de muçulmanos, o islamismo segundo estimativas, em duas décadas poderá contar com cerca de 25% da população do planeta. Nos Estados Unidos, a quantidade de muçulmanos nesse período irá dobrar, e em Israel um quarto dos seus habitantes poderá ser de seguidores do islamismo.

Hinduísmo – Com cerca de 900 milhões de seguidores, os hindus contam com mais de 80% dos habitantes do Nepal e da Índia. Apesar de ser a terceira maior religião do planeta, essa religião possui o maior monumento religioso, o templo Angkor Wat, que possui quarenta quilômetros quadrados e foi construído no século XII, no Camboja.

Religião tradicional chinesa Com cerca de 400 milhões de seguidores, esse termo é empregado para explicar as diferentes crenças e tradições filosóficas praticadas pelos chineses. Os credos e outras doutrinas do país, integram a religião tradicional chinesa, como o Budismo, o

Confucionismo, o Taoísmo e outras diversas religiões menores.

Budismo – Com cerca de 376 milhões de adeptos, o budismo segue os ensinamentos de Buda (600 a.C.), que é baseada na realização plena do ser humano, acreditando em um ciclo consecutivo de morte e renascimento. Essa é a principal religião de alguns países, como a Tailândia, a Birmânia, Laos e Camboja. No Japão, ela é a segunda religião com mais seguidores.

Sikhismo – Com aproximadamente 20 milhões de seguidores, essa religião apesar de pouco conhecida é a sexta com o maior número de adeptos no mundo. Essa doutrina começou na Índia, e o maior número dos seus seguidores são desse país, com cerca de 1,9% dos seus habitantes e de Fiji, com 0,3% da sua população.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *