Em palestra, Jorge Moll fala sobre a importância da qualidade médica para o país

No dia 10 de março de 2017, ocorreu o evento Seminários de Gestão – Tendências e Inovação em Saúde, com a presença de profissionais do setor, que realizaram debates e palestras às 300 pessoas que acompanharam a apresentação. Um dos participantes foi Jorge Moll, presidente do Conselho de Administração da Rede D’Or São Luiz e também fundador da rede com 32 hospitais no Brasil.

Ele fez uma apresentação sobre Tendências em Saúde e Impactos da Gestão Hospitalar, e contou a história de seus hospitais e como eles se tornaram referência em excelência.

A princípio, o empresário, cardiologista e idealista em medicina, criou uma instituição de exames complementares no Rio de Janeiro por entender que era algo que faltava no país.

Segundo ele, entre as décadas de 70 e 80, o Rio de Janeiro era considerado um centro de medicina do Brasil, mas os serviços caíram por conta das instituições hospitalares, que em sua maioria eram públicas, e também devido ao SUS, que promoveu uma unificação dessas instituições eliminando a identidade dos hospitais.

Para Jorge Moll, começou a ter uma falta de bons serviços relacionados a diagnósticos. Foi esse cenário que fez com que o empresário criasse a importante rede que existe hoje, considerando que o Rio de Janeiro é muito grande e apenas um hospital não atenderia as necessidades da população. Foram criados os hospitais Copa D’Or, Barra D’Or e Quinta D’Or.

Jorge Moll falou também sobre a crise econômica do país, que fez com que parte da população desistisse dos planos de saúde e migrasse para o SUS. Algumas pessoas alteraram seus planos para os de menor cobertura ou mudaram para planos bem inferiores. Com relação a esse tema, Moll comentou sobre o Modelo Gestão Total da Saúde como uma possibilidade para as operadoras oferecerem saúde com um custo menor, aproveitando a ociosidade dos hospitais para disponibilizar atendimento com valor mais baixo. Para ele, essa é uma forma de ajudar operadoras respeitadas e sérias a agregarem em seu segmento.

O palestrante disse que para a realização desse projeto ele trouxe uma corretora com expertise, conhecimento e profissionais experientes e focados em resultados. O objetivo dessa parceria é apoiar as operadoras para que não só entendam, mas também conheçam o tratamento ideal e todo o percurso que o paciente faz no hospital, desde no ambulatório até situações de maior complexidade.

Com esse trabalho, Jorge Moll pretende fidelizar os pacientes e levar a eles toda a qualidade técnica e também percebida, utilizando médicos auditores dos hospitais, especialistas para situações de alta complexidade, protocolos gerenciados em alto custo, central de agendamento, entre outros procedimentos.

Ele apresentou um modelo com total controle do paciente, desde a sua chegada no ambulatório até a sua passagem na emergência, na internação clínica e na cirúrgica.

Para terminar sua palestra, Jorge Moll falou sobre a qualidade médica da Rede D’Or e seu reconhecimento nacional e internacional e sobre a importância dos empresários brasileiros serem estimulados para assim contribuírem com o crescimento do país.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *