Candidatos do Enem que tiraram 1000 na redação dão dicas para se sair bem

Em uma prova de redação com um tempo limitado é preciso ser ágil e coeso para elaborar uma redação que apresente boas ideias e uma boa articulação. Quando um candidato do Enem se depara com esses critérios é necessário em primeiro lugar ficar tranquilo e colocar em prática algumas dicas para se sair bem na prova.

O estudante Caio Koga, de 21 anos, tirou a nota máxima no Enem, 1000 pontos, e diz que é preciso colocar em prática a habilidade de escrita para desenvolver um bom texto. Caio havia prestado a prova nos dois anos anteriores.

No cursinho pré-vestibular do Anglo e frequentando especificamente as aulas de redação, Caio aprendeu técnicas de dissertação que aborda introdução, desenvolvimento e conclusão que buscava colocar em prática toda semana nos textos que escrevia, conforme relata o estudante do curso de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

De acordo com o estudante o mais difícil é ser coeso, a parte menos complexa seria obedecer à norma-padrão do português, critério avaliado pela banca corretora.

A estudante Marina Amorim, 19 anos, atingiu a nota 1000 na redação e afirma que compreender o tema não é complicado, a dificuldade estaria em propor uma solução para o problema social em questão.

A solução para o problema conforme defende Marina é a parte mais complexa pois precisa estar relacionada com o texto. Ter um vocabulário abundante para expressar a solução e os seus detalhes é um desafio para a jovem.

Os estudantes dizem que para ter conhecimento para desenvolver uma boa argumentação é preciso ler qualquer veículo, pode ser jornal, blogs, sites e até páginas no Facebook.

Marina fez um cursinho pré-vestibular na Poliedro e conquistou a sua vaga em medicina na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Suas redações para treinar eram feitas uma vez por semana e tentava escrever no máximo em uma hora para se adaptar ao limite de tempo da prova.

Os dois estudantes concordam que a calma é um fator que conta em muito no desempenho de uma boa dissertação pois todos os candidatos sentem dificuldade para concluir a prova. Para garantir pontos é mais fácil começar pelos assuntos que domina melhor e depois ir para as questões mais difíceis.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *