A capital maranhense vai receber o Festival Internacional de Folclore e Turismo

A capital maranhense está se preparando para receber um evento, que será realizado pela quarta vez na cidade, que é o Festival Internacional de Folclore e Turismo, que contará com diversas atrações como várias apresentações artísticas, além de palestras e simpósios entre grupos de diversos países, que proporcionarão uma troca de conhecimento cultural e artístico entre as nações presentes. Esse evento terá início agora em setembro na cidade de São Luís, e a sua abertura será na Praça Maria Aragão.

Esse festival é uma iniciativa de dois órgãos ligados a Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), que tem atuação em mais de 120 países, e que se destacam por promover eventos como festivais, e também congressos internacionais destinados ao folclore mundial. Também fazem parte desse acontecimento além da Unesco, a Brilho da Ilha Produções e a Comissão Nacional e Municipal de Folclore. O evento também conta com o apoio de empresas particulares e da Prefeitura de São Luís.

Esse evento contará com representações de países como Polônia, Estados Unidos, Cuba, Colômbia e Paraguai. Alguns estados brasileiros irão enviar grupos também para participar do festival, como o Rio Grande do Norte, Paraíba, Pará, Rio de Janeiro, Maranhão e Ceará. Além dessas delegações nacionais e internacionais, cerca de quinze membros da Unesco virão para essa quarta edição do festival, sendo que o príncipe sul-africano Zolani Mikivia, também confirmou a sua presença nessa delegação.

Quando ocorreu a primeira edição desse festival em São Luís em 2014, a cidade recebeu a participação de cerca de cento e cinquenta artistas, sendo que alguns deles de outros países como Colômbia, Estônia e Argentina, e alguns de outros estados brasileiros como Ceará e Pará. Nesse evento também houve a participação de mais de vinte e cinco grupos folclóricos maranhenses, entre eles os mais conhecidos  grupos do Maranhão de bumba meu boi.  No festival de 2015, foram recebidos em São Luís, grupos vindos dos Estados Unidos, África do Sul, México, Peru e Itália. Os grupos nacionais que participaram do festival nesse ano, foram os do Ceará e do Pará, que foram importantes para que esse festival de São Luiz, fosse inserido no roteiro das grandes realizações internacionais do folclore, pela Unesco.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *