Cresce o número de telhados verdes no Brasil

Image result for telhado verde

Uma maneira criativa para aumentar as áreas verdes nas cidades, é começar a criar telhados verdes. Isso já está acontecendo em alguns países pelo mundo, e aqui no Brasil, essa ação já está começando a crescer. Existem vantagens em adotar o  telhado verde , pois ele é um ótimo isolante térmico, diminuindo em 70% o calor no verão, além de abafar o ruído e absorver as águas das chuvas. O valor médio para colocar esse telhado verde é de R$ 140, o metro quadrado. Qualquer telhado é possível transformá-lo em verde, desde que sejam tomados alguns cuidados técnicos, como todo o peso que ele irá ter, conseguir um escoamento da água adequado e estar vedado e impermeabilizado, já que não pode passar água através do telhado, porque dessa forma ocorrerá vazamento, comentou o diretor executivo do Instituto Cidade Jardim, Sérgio Rocha.

Para se montar um telhado verde, o primeiro passo é saber se a estrutura irá aguentar o peso. Serão cerca de oitenta quilos por metro quadrado encharcado de água. Na hora de escolher qual planta usar, é bom avaliar as possibilidades, já que a vegetação suculenta pode ficar até vinte dias sem irrigar. Existem telhados também que conseguem durar de cinco a seis anos, sem que seja necessário fazer uma adubação. Em telhados que fazem muito barulho com as chuvas, e no verão os esquentam demais, são os mais recomendados para essa mudança, sem contar na beleza que fica um telhado verde. O processo não demora muito, em um telhado com cerca de trinta metros quadrados, são necessários cerca de vinte minutos para ele se transformar em um telhado verde, e 45 dias para a natureza completar o seu trabalho, deixando o cenário ainda mais bonito.

Em áreas agitadas de grandes cidades, também existem vários telhados verdes que muitas pessoas não sabem, como é o caso em Porto Alegre do Teatro São Pedro, que possui desde 2009, um telhado verde em cima do prédio anexo, que foi instalado para diminuir a temperatura dos seus ambientes. Com essa atitude, o consumo de energia do prédio caiu cerca de 30%.

Também no Rio Grande do Sul, em um parque gráfico onde quatro jornais são impressos, existe um telhado verde com cerca de 1600 metros quadrados. Nesse caso, ele foi criado para funcionar como uma manta isolante e manter uma temperatura amena no interior, em todas as estações durante o ano. No estado do Rio de Janeiro, o Tribunal de Justiça possui um telhado verde de quase dois mil metros quadrados, e outros dez edifícios do tribunal em várias cidades do estado, também possuem esse tipo de telhado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *