Conhecidos por serem muito coloridos, delicados e elegantes, os doces franceses estão entre os melhores do mundo. Atualmente, com a culinária francesa cada vez mais em alta, é interessante para os amantes de gastronomia conhecer um pouco mais sobre esses quitutes. Pensando nisso, a seguir estão alguns exemplos de maior destaque entre os doces típicos da França.
1) Macarons
Feitos basicamente com farinha de amêndoas e açúcar, os macarons são oferecidos em diversos tamanhos e sabores diferentes, de maracujá ao tradicional chocolate. A popularidade do doce cresceu tanto nos últimos anos que já é possível encontrá-lo em diversos restaurantes e confeitarias brasileiras.
2) Madeleines
As madeleines são uma espécie de mini-bolo em formato de concha muito comum na França, servidas tanto no café da manhã, como também como sobremesa. Inconfundíveis pelo seu sabor delicado, a base de ovos, manteiga e farinha, e textura macia, o doce é um sucesso absoluto.
3) Crème Brûlée
Apesar da receita muito simples, feita com leite, açúcar e gemas, o crème brûlée ganhou o mundo e hoje em dia se destaca como uma das sobremesas mais comuns em restaurantes maia refinados. O grande diferencial da sobremesa é a sua casquinha crocante de açúcar queimado, que quando preparada no ponto correto, possibilita o contraste perfeito com o creme delicioso do doce.
4) Cannelés
Original da região francesa de Bordeaux, os cannelés são um bolinho feito com rum e baunilha, ingredientes que quando misturados provocam uma explosão de sabor, a qual ainda contrasta com a casca crocante preparada com açúcar e baunilha.
5) Calissons
Os calissons são típicos da cidade de Provence, e podem ser descritos como doces pequenos e macios com um leve sabor de amêndoas, os quais também possuem uma casquinha de açúcar por cima.
6) Merengue
Conhecidos no Brasil em uma versão mais simples como Suspiros, o Merengue é tradicional da França, vendido inclusive em diferentes tamanhos e sabores. Contudo, o principal desse doce é que ele tenha a parte externa crocante e a interna bem macia, para que o contraste seja evidenciado.