Atividades que aumentam a expectativa de vida

Resultado de imagem para Atividades que aumentam a expectativa de vida

Segundo um novo estudo desenvolvido em parceria entre cientistas americanos e alemães, práticas simples como não fumar, consumir álcool de forma moderada e manter o corpo em forma e sem sobrepeso, são medidas que podem aumentar a expectativa de vida saudável dos indivíduos em até sete anos.

De acordo com um dos autores do estudo, o diretor do Instituto Max Planck para Pesquisa Demográfica, Mikko Myrskylä, atualmente tem sido comum especular que o avanço tecnológico é a chave para se  manter uma vida mais longa e saudável.  Contudo, através desse estudo, os pesquisadores chegaram a conclusão de que essas práticas simples e sem custo algum, já são o bastante para resultar em uma expectativa de vida mais longa.

Ao longo do estudo, foram analisadas cerca de 14 mil pessoas que possuiam idades entre 50 e 89 anos. Durante um período de 14 anos, os voluntários foram entrevistados a cada dois anos acerca dos seus hábitos mais comuns no dia a dia. Entre os critérios utilizados para classificar os participantes do estudo em grupos, os pesquisadores definiram que aqueles que tinham a massa corporal (IMC) abaixo ou igual a 30, não eram tidos como obesos.

Além disso, foram considerados como não-fumantes os participantes que haviam tragado um número de cigarros inferior a 100 ao longo de suas vidas. Por fim, no que diz respeito às bebidas, os valores eram diferentes entre os sexos, pois para as mulheres, o consumo moderado era de até sete drinques por semana, enquanto para os homens, esse valor era de quatorze drinques ou menos.

A partir de todos esses critérios, os pesquisadores chegaram ao resultado sobre os benefícios de não fumar, beber apenas moderadamente e não ser obeso, em termos de longevidade. Esse foi o primeiro estudo já realizado no mundo a investigar vários hábitos saudáveis de forma simultânea em relação a expectativa de vida.

Por fim, Mikko Myrskylä destacou que a prevenção é o mais importante para quem espera ter uma vida extensa e saudável. Isso acontece pois as pessoas que não apresentam comportamentos e atitudes arriscados, são definitivamente as mais propensas a alcançarem vidas longas e sem enfermidades graves.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *