Ansiedade: um mal da modernidade

 

Resultado de imagem para ANSIEDADE

Em um mundo cada vez mais competitivo,cheio de informações e muita pressa, torna-se diariamente mais comum as pessoas serem acometidas pela ansiedade.

Este mal que afeta uma grande quantidade de pessoas, já faz parte da rotina de milhares de pessoas pelo mundo.

A doença

Sendo uma característica biológica típica dos seres humanos e animais, a ansiedade surge quando nos encontramos diante de situações reais ou imaginárias que podem nos colocar em ameaça ou perigo.

Portanto, nos tornamos escravos de expectativas e, estas expectativas podem gerir nosso dia-a-dia, nossa saúde, nossa qualidade de vida.

Sintomas

Cada dia mais presente em nosso cotidiano, entre outros, a ansiedade pode se apresentar por meio de :

Vertigens,vômitos,dificuldades para dormir,falta de ar,dores no peito, palpitações,boca seca,insônia,sensação de nó na garganta,confusão, tensão muscular…

Dores crônicas

Dependendo do nível de ansiedade, o corpo pode desenvolver vários sintomas que podem, até mesmo comprometer nosso desempenho no trabalho e gerar dores físicas.

Recentemente, o site exame relatou o resultado de um estudo que aponta a ansiedade e transtornos de humor como causadores de doenças crônicas.

O estudo ainda aponta a associação da ansiedade com doenças respiratórias, artrite,doenças cardiovasculares e hipertensão.

Tratamento

Psicoterapia e ansiolíticos recomendados por um especialista, são bastante recomendados nos casos de ansiedade e depressão.

Há também um tratamento complementar capaz de produzir bons resultados diante de males assim.

Em março de 2017 o governo federal incluiu no SUS( Sistema Único de Saúde) por meio de uma Portaria Ministério da Saúde, publicada no Diário Oficial da União a oferta de práticas Integrativas e Complementares como a meditação, musicoterapia, arteterapia, reflexoterapia, Yoga, Reiki terapia comunitária integrativa e outras.

A inclusão de tais práticas agrada aos adeptos de busca alternativa para cura dos males das urgências que acometem a vida moderna. Algumas são práticas milenares bastante difundidas e praticadas no oriente.

Portanto, seja qual for o grau de sua ansiedade, vale a pena investir no bem-estar de sua mente, fazer uma pausa para respirar de forma consciente e tranquila e buscar ajuda de um médico especialista.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *